sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Brasileiros são os mais otimistas em relação à economia!



Um estudo feito recentemente mostra que os brasileiros são mais otimistas em relação à economia do que o resto do mundo, 78% dos entrevistados tupiniquins responderam que se sentem otimistas sobre o futuro da economia; os franceses são os mais pessimistas, com 4% apenas de otimismo; ficou clara, também, a diferença de otimismo entre os países emergentes, que vivem um momento de economias pujantes contra o pessimismo exacerbado dos desenvolvidos, esses, sim, passando por uma fase difícil economicamente.
Mas o que nos leva a ser o país mais otimista? Será que isso condiz com a nossa realidade? Até que ponto um otimismo tão elevado é salutar para a economia?
A Índia aparece com 61% de otimismo e está em segundo lugar, seguida da Arábia Saudita com 47%, ou seja, mesmo em relação aos países mais otimistas do mundo, ainda somos otimistas em demasia.
Nós tendemos a atribuir um menor grau de probabilidade para que ocorram acontecimentos infelizes (doença, morte, acidente, crises) conosco do que com as outras pessoas; o contrário também é verdadeiro, ou seja, atribuímos uma maior chance de que aconteça coisas boas com a gente do que com os outros, somado isso ao grande grau de alienamento político e econômico dos nossos compatriotas, fica fácil concluir que essa pesquisa acaba por ser demasiadamente tendenciosa e ineficaz!

Álvaro Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário